Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 2 de setembro de 2014

"RETRATO DE FAMÍLIA"

Esta foi a minha estreia com um livro desta autora, mas confesso que já fiquei motivada para ler mais... a história é muito bonita e cativante.
As personagens conseguem envolver-nos completamente e as 3 personagens principais retratam 2 greações diferentes - mãe, filha e neta - cada qual com o seu diferente modo de pensar e agir, cada qual com as suas convicções e todas as três bastante teimosas e com personalidades muito vincadas, o que faz com que não se consigam entender umas com as outras.
Se Joy nunca se entendeu com a filha Kate, também será difícil entender-se com a neta Sabine, que cai literalmente de "pára-quedas" na sua casa e não se consegue adaptar aos usos e costumes da casa da avó... mas Sabine vai revelar-se uma jovem muito sensata e com grande capacidade de amadurecimento ao longo da história, pois se antes achava os avós umas "aves raras" pelo facto de serem velhos, com o passar do tempo vai ser o seu amparo e vai servir de elo de ligação entre os avós e a sua mãe.
Gostei tanto da história que confesso que fiquei com muita pena que o livro tenha chegado ao fim!
Recomendo vivamente a leitura desta obra.

1953, Isabel II é coroada. A comunidade inglesa em Hong Kong reúne-se para celebrar o acontecimento. Para Joy, trata-se apenas de mais uma reunião enfadonha, idêntica a tantas outras. Mas a sua vida transformar-se-á nessa mesma noite ao conhecer o jovem oficial da Marinha Edward Ballantyne. A impulsiva proposta de casamento após um breve encontro parece ser a resposta a todos os desejos de Joy.

Mais de quarenta anos volvidos, Joy e Edward vivem na Irlanda e a sua relação com Kate, a filha, e Sabine, a neta de dezasseis anos, é distante e fria. Em Londres, Kate tenta resolver mais uma das suas inúmeras crises amorosas e, numa tentativa de proteger Sabine, decide que ela vá passar umas férias com os avós.

Para surpresa geral, Sabine parece adaptar-se bem à vida no campo e ao difícil temperamento da avó. Até que o súbito agravamento do estado de saúde de Edward obriga Kate a um inesperado regresso à casa de família, reabrindo as velhas feridas que a separam de Joy. Que segredos afastam mãe e filha? Poderá Sabine unir duas gerações tão diferentes, ou cairá também ela no silêncio que as separa?
Notas sobre a autora:
Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou Jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Retrato de Família, e resolveu dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Foi uma das poucas autoras a ganhar por duas vezes o prémio Romantic Novel of the Year, primeiro com Foreign Fruit (2003) e com A Última Carta de Amor (2010). Do catálogo da Porto Editora constam já os romances Silver Bay - A Baía do Desejo, Um Violino na Noite, Retrato de Família, A última carta de amor e Viver depois de ti.