Sugestões para oferecer ou para ler...


segunda-feira, 13 de abril de 2015

"A ILHA DAS GARÇAS"

Mais um livro ternurento desta autora que tão bem sabe escrever e que faz com as histórias fluam como água. 
Embora tenha gostado mais do livro anterior - A Vida Secreta das Abelhas - confesso que este também mexeu comigo, pois faz-nos reflectir sobre vários aspectos do casamento e da vida em comum.
A personagem principal vagueia entre recordações de infância, uma vivência complicada com a sua própria mãe, indecisões e dúvidas a nível amoroso e, acima de tudo, com uma crise "dos 40 anos", que se pode revelar desastrosa... ou não.
No interior de um mosteiro beneditino na ilha de Egret, ao largo da costa da Carolina do Sul, repousa um misterioso trono com sereias gravadas, dedicado a uma santa que, segundo a lenda, era sereia antes da sua conversão. Quando Jessie regressa à ilha por causa de um acto de violência aparentemente inexplicável da sua excêntrica mãe, a sua vida prima pela normalidade e o seu convencional casamento com Hugh é seguro e estável. Jessie ama Hugh mas, uma vez na ilha, a atracção que sente pelo irmão Thomas, um monge que está prestes a fazer os votos solenes, é irreprimível. Rodeada pela beleza exótica dos pântanos, deltas e garças majestosas, Jessie debate-se com a tensão do desejo, com a luta e a negação dos seus próprios sentimentos, com a liberdade a que acha que tem direito e com a força inexpugnável do lar e do casamento. Será que o poder do trono da sereia é apenas um mito? Ou será capaz de alterar o seu destino? O que está prestes a acontecer irá desvendar as raízes do passado atormentado da mãe, mas, acima de tudo, permitir que Jessie se reconcilie com a vida.
A Ilha das Garças é um romance vívido sobre sereias e santos, sobre as paixões do espírito e os êxtases do corpo, iluminando brilhantemente o despertar de uma mulher para o seu eu mais profundo.
Notas sobre a autora:
Sue Monk Kidd é uma aclamada autora de biografias e no seu currículo conta já com vários prémios literários. Dois contos seus foram seleccionados para a colectânea Best American Short Stories. O romance "A Vida Secreta das Abelhas" foi nomeado para o prestigiado Orange Prize, estando já negociados os direitos para cinema.